Já dizia o velho guerreiro que quem não se comunica, se trumbica. Nós da Ciclo gostaríamos de fazer um pequeno ajuste nesta frase: quem não se comunica bem, se trumbica. Sabe por quê? Porque acreditamos que tudo comunica – seja de modo positivo ou não. Quando uma empresa decide não pensar sobre a forma como se comunica com o mundo ao redor, ela já está transmitindo uma mensagem – que, provavelmente, não será muito positiva e cujas consequências poderão prejudicar seu desenvolvimento. Por isso, é necessário que haja um planejamento capaz de orientar todas as ações do ponto de vista do marketing e da comunicação, ajudando a definir a identidade, o propósito e o posicionamento da empresa.
Um bom planejamento identifica a quem o serviço ou produto se destina, com quais stakeholders a empresa dialoga, quais valores e imagem deseja transmitir, como criar experiências que corroborem com o propósito, quais canais de comunicação serão utilizados e de que forma, bem como estabelecer as métricas e os indicadores de desempenho utilizados.
O planejamento de comunicação é o roteiro que guiará suas ações no alcance dos resultados desejados, dando coerência às mensagens, fortalecendo a confiança e a credibilidade de sua marca junto ao mercado. Já que tudo comunica, nada mais justo que planejar bem a forma como você se comunicará.